HISTÓRIA DO ROTARY

O primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo. O Rotary tornou-se cada vez mais popular e, dentro de uma década, clubes foram fundados em diversas cidades dos Estados Unidos, como São Francisco e Nova York, e em Winnipeg, no Canadá. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adotou o nome Rotary International.

À medida que a organização crescia, sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes. Rotarianos começaram a angariar recursos e utilizar suas habilidades em benefício de comunidades necessitadas. O ideal da entidade está refletido em seu lema, Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Em julho de 1925, havia mais de 2.000 Rotary Clubs integrados por mais de 108.000 rotarianos. O prestígio da organização atraiu a seu quadro associativo presidentes, primeiros-ministros e personalidades ilustres, entre eles o escritor Thomas Mann, o diplomata Carlos P. Romulo, o humanitário Albert Schweitzer e o compositor Jean Sibelius.

A PROVA QUÁDRUPLA

Em 1932, o rotariano Herbert J. Taylor criou a Prova Quádrupla, um código de ética adotado pelo Rotary 11 anos mais tarde. A Prova, traduzida em mais de 100 idiomas, consiste nas seguintes perguntas:

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos

  1. É a VERDADE?
  2. É JUSTO para todos os interessados?
  3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
  4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Saiba mais: www.rotary.org.br

ROTARY CLUB  DE JUNDIAI

Rotary chegou ao Brasil em 1923, com a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro. Em Jundiaí, chegou em 1941, com a fundação de nosso clube em 29 de março daquele ano, sendo seu padrinho o Rotary Club de Campinas, quando era Governador, do então Distrito 28, Mário Camargo Penteado, contando com a colaboração de Cleso de Castro Mendes e José Dias Leme, todos do RC de Campinas.

Após a instalação do Clube as primeiras reuniões preparatórias e as ordinárias se realizaram no antigo Hotel Rio Branco, na Vila Arens, próximo à estação ferroviária. Aí permaneceu por algum tempo, com as reuniões tendo início às 19 horas das quartas-feiras. Mais tarde, o Clube transferiu suas reuniões para o Hotel Petroni, que se situava à Rua Barão de Jundiaí, no centro da cidade.

O Rotary Club de Jundiaí tem promovido, em prol da comunidade, trabalho intenso e profícuo, participando com entusiasmo da criação e instalação da Escola SENAI de Jundiaí; da Escola Rotary, hoje denominada EMEB Rotary Club e da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Outras idéias nasceram dentro do clube, tais como, a Companhia Telefônica de Jundiaí, o Clube Jundiaiense, o prédio próprio da Casa da Lavoura e outras.

O Rotary Club de Jundiaí apóia a Associação de Educação do Homem de Amanhã de Jundiaí – AEDHA - desde a sua fundação em 6 de fevereiro de 1979. Já passaram pela entidade cerca de 9000 adolescentes, que realizaram o treinamento tendo em vista a qualificação profissional. Muitos desses jovens ocupam hoje posição de destaque na sociedade, são advogados, médicos, engenheiros, administradores.

Desde março de 2007 a AEDHA desenvolve o Programa de Aprendizagem em “ Assistente Administrativo”, que consiste na formação técnica profissional metódica, em conformidade com a lei da Aprendizagem 10.097/00, garantindo além da oportunidade do primeiro emprego, a elevação do nível de escolaridade e uma melhor qualidade de vida para as famílias destes jovens assistidos.

Em 2002 a Guardinha, que tem sede em um prédio cedido em comodato pela Fundação Nossa Senhora do Desterro, reformou o prédio anexo, pertencente à mesma Fundação, adequando-o para o funcionamento de uma creche, que administrada pela Fundação atende uma parcela carente da comunidade e conta com trabalho voluntário de pessoas da sociedade. O Companheiro Julio César Lamarca  ocupa atualmente a presidência da Associação, função que também já foi desempenhada pelos membros de nosso clube como, Celso Frigeri, Gustavo Livio Fleury Charmillot, Paulo Santoro, Paulo Henrique Barbosa, Antônio Guin Filho, Antonio Salvador Soares, Jair Bertazzoni e Edvino Stasiak.

O Rotary Club de Jundiaí patrocina também, desde 1996, o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) “Começar de Novo”. O objetivo deste NRDC, cuja implantação contou com trabalho intenso do companheiro Valério Delamanha, é dar apoio a pacientes com câncer de mama.

Em 2005 iniciamos o projeto Borda do Rio por iniciativa do Companheiro Julio Lamarca, projeto este que visava ao longo dos anos recuperar as margens do Rio Jundiaí em toda sua extensão dentro de nosso município. Atualmente, o projeto está sendo encampado pela Prefeitura do Município, com patrocínio de grandes empresas e no local teremos um dos maiores Parques lineares do País.

Fiéis ao lema “Dar de si antes de pensar em si”, os sócios do Rotary Club de Jundiaí estão aprimorando e intensificando seu programa de orientação vocacional “Ajudando a Decidir”, além de apoiar diversas outras entidades assistenciais de nossa comunidade, como o Centro de Atendimento à Síndrome de Down BEM-TE-VI, e se aproximando da Escola Rotary para ajudá-los em novas necessidades.

Justificando o seu histórico em pioneirismo, o Rotay Club de Jundiaí, em parceria com o Rotary Club de Illnau-Efretikon do Distrito 2000 da Suíça, concretizou junto à Fundação Rotária, um projeto de Subsídio Equivalente da ordem de US$ 25, 000. Este projeto contemplou a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, ATEAL, com uma unidade móvel para exames de Audiometria em comunidades carentes.

Este é um pequeno resumo de nossa história e de nossos principais projetos. Muito já fizemos, mas muito há a fazer - e o Rotary Club de Jundiaí certamente fará!

Quer saber mais sobre o Rotary Club de Jundiaí, acesse: www.rotaryclubdejundiai.com.br